A request | Um pedido

Help maintaining this blog. Please consider disabling your Adblock plugin on this website. Thank you!

Ajuda este blogue a crescer. Por favor, considera desativar o Adblock neste site. Obrigada!

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Leitura de Halloween! A Lua e as Criaturas das Trevas


Hoje trago uma review de um livro de uma autora portuguesa que amei, bem dentro do espírito desta época.
“A Lua e as Criaturas das Trevas - Histórias Sombrias de Noites Espectrais” é um livro que nos abduz para o universo do fantástico, com a elegância e o romantismo da literatura gótica. Ao longo de 9 contos, a autora transporta-nos para uma série de cenários sombrios, desde lagos encantados e florestas místicas, passando por castelos e mansões assombradas, habitados pelas mais fascinantes e inumanas criaturas. 

Finais felizes, são raros. Mas não é raro o fascínio que cada história imprime sobre o leitor, agarrando-o a esta obra como se de um encantamento se tratasse. Talvez por isso eu tenha lido este livro praticamente de uma assentada só, pois a cada conto que lia mais vontade tinha de conhecer os próximos e de me deixar levar pelo tom melancólico e belo das palavras de Maria Luísa Garcia. 


Destaco no top 3 dos meus favoritos os seguintes contos: 

“Sob as Águas do Lago de Prata” - Achei fascinante todo o mistério e atração em torno da sobrenatural criatura do lago e a inesperada interação que se desenrolou com o protagonista. História absolutamente envolvente, bela e de arrepiar. 

“Os Cisnes da Tempestade” – A meu ver, a história mais completa. Explora de forma exímia uma problemática infelizmente bem real e contemporânea – a violência doméstica. Ao acompanharmos os momentos agonizantes vivenciados pela narradora, contrastantes com a beleza dos cisnes que dançam lá fora sob a tempestade, a empatia estabelecida é imediata. 

“O Trilho das Rosas Sangrentas” – O conto que considero mais intenso e fora da caixa neste livro. Desde a entrada numa dimensão diferente com luz e flora muito próprias aos momentos de tensão e horror banhados a sangue, mas sem nunca descurar o cuidado com a estética e a elegância a que a autora nos habitua, todo o ambiente foi verdadeiramente surpreendente. 

Deixo ainda uma menção honrosa para “A Criatura Tilintante” – Um dos contos que mais me marcou pelo peso da tristeza que carrega. 


Para concluir, para mim que devorei contos de literatura fantástica, gótica e de horror, de autores como Edgar Allan Poe, Mary Shelley ou Arthur Machen, foi um deleite embrenhar-me no imaginário sombrio de Maria Luísa Garcia e é com muito orgulho que adiciono esta autora portuguesa à minha coleção de obras do género. 
Para curiosos ou leitores menos familiarizados com o género, não posso deixar de recomendar e de reiterar a fácil leitura deste livro, e frisar o quão prazeroso foi deslindar cada uma destas pequenas histórias.

Podem adquirir no site da editora ou nas lojas habituais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

You may also like | Também terás interesse em ler