Este é um artigo que escrevi para o grupo de fotografia A Vida Através da Lente, enquanto membro da "dream team" dinamizadora do mesmo, em particular enquanto responsável pela rubrica de arte clássica.
_________________________
A Arte Clássica em "A Vida Através da Lente"
Por: Diana Rosa
A Influência Pré-Rafaelita
A Irmandade Pré-Rafaelita foi uma pequena confraria de jovens artistas ingleses fundada em 1848. Tratou-se de um movimento ousado e inovador, que rompeu com as normas estabelecidas na época e procurou resgatar a genuinidade da criação artística.
Reprovavam o impacto negativo da industrialização, a mecanicidade no estilo de vida e sobretudo no ensino e na execução da arte. Condenavam a rígida abordagem à arte vigente no meio artístico de então, excessivamente dogmática e académica. Como tal, rejeitaram princípios até então inquestionáveis, como as técnicas de perspetiva, sombreamentos e profundidade, e até as temáticas então tipicamente retratadas.
Por oposição, exultavam um retorno à pureza da criação por observação da natureza e a sua representação tal como ela é; por entre um revivalismo de temas medievais, personagens históricas e religiosas, e ainda inspiração na literatura, poesia e mitologia. Romantizavam a expressão da emoção e sensibilidade do artista em detrimento de uma representação puramente técnica, mas jamais descurando a qualidade artística da obra! Tecnicamente, os Pré-Rafaelitas buscaram o retorno aos detalhes abundantes, às cores intensas e às composições mais complexas.
Aqui, o artista assumia assim total responsabilidade e liberdade sobre a sua criação: a responsabilidade de criar algo verdadeiramente belo e cuidado, mas a liberdade total para fazê-lo à sua maneira.
Fazendo agora uma ponte para a nossa arte, que é a fotografia, creio que poderemos deixar-nos influenciar por este movimento de duas formas:
A primeira, e a mais óbvia, é pelo seu conteúdo artístico: a riqueza estética, temáticas e composições. Neste aspeto, o legado e o impacto dos pré-rafaelitas está ainda bem patente em muitas inspirações fotográficas dos dias de hoje, quer sejam estas recriações mais ou menos fiéis das obras mais emblemáticas deste movimento, ou então produções originais influenciadas pela sua aura.
A segunda, é pelos seus ideais! Num meio onde a competição é cada vez mais fervorosa e tanto se aponta o dedo às falhas técnicas de uns e de outros, lembremo-nos deste grupo de artistas ingleses que questionou a forma de fazer arte da sua época e que, mesmo tendo sido duramente criticados pela Academia e por muitos nomes conceituados, conseguiram ser fiéis à sua sensibilidade artística e, graças à sua rebeldia e insubmissão aos dogmas técnicos, nos deixaram um esplêndido legado e um notável capítulo na História da Arte.
[Na imagem:
- À esquerda: “Lady Lilith”, do pintor Pré-Rafaelita Dante Gabriel Rosetti
- À direita: “Love Letters to Rossetti”, da fotógrafa Donna Stevens]
------------------------------------------
Publicação original no Facebook aqui.
Segue-me em toda a web
Follow me around the web
Pages
A request | Um pedido
Help maintaining this blog. Please consider disabling your Adblock plugin on this website. Thank you!
Ajuda este blogue a crescer. Por favor, considera desativar o Adblock neste site. Obrigada!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
You may also like | Também terás interesse em ler
-
Olá! Hoje venho dar-vos a minha opinião sobre mais um duo, desta vez de produtos de Verão da My Label. Trata-se do spray solar para peles ...
-
Modeling outdoors in those beautiful forests and cliffs you see in the pictures is as inspiring as it is tough. Sometimes we do it under...
-
Myself represented as Hecate, Goddess of the Crossroads, as part of a photographic series of death deities by the amazing Beatriz Mariano P...
-
Com a chegada da Primavera e a aproximação do Verão, as nossas preocupações com o corpo, a linha e a aparência...
-
I've been much more absent from social media for this past year, I know, but so many things have changed in my life (for the better!) th...
Sem comentários:
Enviar um comentário