sexta-feira, 22 de maio de 2015

Brumas hidratantes: Pulveriza-te!

Com a chegada dos dias quentes, gostaria de vos falar de um tipo de produto cosmético que, apesar de não ser dos mais divulgados, eu acho espetacular e imprescindível: as brumas hidratantes (ou, se preferirem, hydrating mist sprays, ou ainda spritzers).



E porque é que sou tão fã deste tipo de formato? Aqui segue a minha lista pessoal de motivos, ou enumeração de vantagens:

- É super leve!
Um bruma é diferente de um spray tradicional. Enquanto que os sprays tradicionais são mais direcionais e nos levam a depositar uma grande quantidade de produto numa reduzida área de pele, o difusor de uma bruma permite distribuir de forma mais dispersa as partículas do produto - o que faz toda a diferença na experiência da aplicação. Tal como o nome indica, uma bruma é uma espécie de névoa, e cai suavemente sobre a pele, acariciando-a.

- É prático e rápido!
Caramba, haverá alguma coisa mais prática do que um spray que primes durante uns segundos e te deixa instantaneamente hidratada e pronta para enfrentar as dificuldades do dia a dia? Nem é preciso espalhar, e não fica com aspeto gorduroso.
É ideal para aquelas pessoas que não aplicam cosméticos e não têm tempo nem paciência para cremes. Não diria que substitui os outros produtos de cuidados dermocosméticos por completo, mas para quem já os aplica é um complemento, e para quem não os aplica, é uma compensação.

- Existe uma variedade enorme.
Brumas hidratantes faciais, brumas para o corpo, outras para o cabelo, outras para tudo, outras com um leve perfume que nos envolve... Quase todas as marcas de cosméticos já incluem este tipo de produto nas suas gamas, e portanto existem também opções para todos os gostos e carteiras.




- São bastante hidratantes e nutritivas para a pele.
Pois além de conterem água, muitas delas são enriquecidas com vitaminas e sais minerais. E aqui vale a pena dar destaque àquelas que são elaboradas com águas termais: Avène, Vichy, Uriage, etc...

- Tem uma infinidade de aplicações.
Além da função mais óbvia de mero hidratante ou refrescante da pele, uma bruma pode ser utilizada para os mais diversos fins.

  • Pode usar-se como tónico, antes de aplicar o creme diário; 
  • Como finalizador ou fixador de maquilhagem, criando uma leve matriz unificadora dos pós utilizados;
  • Como solvente para recuperação de sombras de olhos ou blushes quebrados, se forem em pó, ou ressequidos, se forem em gel, unificando os seus componentes e devolvendo a textura; 
  • Em cuidados dermatológicos. No caso da água termal, como produto medicinal e de higiene para lavagem diária de zonas em cicatrização, em situações de pós operatório ou após tratamentos agressivos em áreas sensíveis. A água termal de Avène foi-me receitada pela minha médica, após um tratamento médico com estas características. Evidentemente, não recomendo a auto-medicação nestes casos, pois deverá sempre ser aplicada de acordo com a indicação de um médico ou farmacêutico; no entanto, achei importante referir esta aplicação na mesma, pois reforça o quão salutar, curativo e recomendável é um produto deste género.
  • Como finalizador de cuidados quotidianos agressivos para a pele, tais como a remoção da maquilhagem, a depilação ou o barbear;
  • Como calmante em zonas da pele com vermelhidão, desconforto, picadas de insetos ou queimaduras solares;
  • Como revitalizante e refrescante durante períodos de calor, em viagens, ou após a prática desportiva.


- Dá uma sensação revitalizante de frescura
Ainda que não possuíssem nenhuma das vantagens descritas em cima, valeria a pena aplicar uma bruma hidratante apenas pela sensação de prazer que dá. É calmante, refrescante, revitalizante, e é muito muito agradável o seu toque aveludado na pele. Eu sinto imensa necessidade de utilizar durante períodos longos de trabalho em que me sinto desgastada, e a sua aplicação sobre o rosto ajuda-me realmente a recuperar energia para prosseguir com o meu trabalho.
Para uma maior sensação de frescura, pode até colocar-se a embalagem no frio uns minutos antes de aplicar!


A lista poderia continuar de forma teoricamente infinita, mas preferia conhecer outras opiniões. Para ti que estás a ler esta publicação: Já alguma vez utilizaste uma bruma? Se sim, quais são os principais usos que lhe dás?


Para finalizar, deixo aqui as que uso habitualmente, e que não dispenso nem por nada:

Água termal de Avène. Acalmante e anti-irritante, para peles sensíveis. Um básico essencial na minha lista de produtos.


Eau de Cartier. Bruma hidratante para rosto e corpo. Com um suave perfume, conquistou-me há muitos anos.


__________________________________________________
A autora do blog não comenta nas suas publicações produtos que não conhece. Todos os produtos apresentados nestas páginas foram, portanto, adquiridos e testados por mim.


Este post foi útil? Tens alguma opinião a partilhar? Deixa um comentário! :)