quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

2013 - Balanço

Um ano na vida de um artista amador em crescimento parecem 100. Olho para trás, em flashback, apercebo-me dos degraus que subi, e o meu espanto é enorme!! Foram tantas as maravilhas que me aconteceram no ano que passou, e foram tantas as experiências que me fizeram crescer, que se torna muito difícil resumi-las; mas irei tentar fazê-lo aqui, para que as memórias não se percam no tempo.

Em 2013, criei a minha página de Facebook, que em poucos meses de existência atingiu os 1000 likes!!! É incrível o apoio que as pessoas me dão, e o carinho e a força que me transmitem. Este apoio reflecte-se também além dos números, e por diversas vezes fiquei emocionada com mensagens sentidas de amigos e de desconhecidos, e feedbacks vindos, por vezes, de onde eu menos esperava. A minha gratidão é infinita e nem sei como expressá-la ou como compensar todos os que me têm ajudado a crescer neste meio, mas, à falta de melhor, espero que o meu contributo artístico possa, de alguma forma, agradecer-vos tudo o que têm feito por mim.

Criei e lancei também o meu website, que foi um projecto que me consumiu muito tempo, mas que me trouxe um grande orgulho no final. Procurei resumir nele tudo aquilo que faço artisticamente, nas áreas da música, dança e modeling. Está em constante actualização e nele podem encontrar a minha biografia, agenda, galerias, contactos, etc... Não se esqueçam de visitar!!


*********************

Ao nível da dança, os espectáculos foram mais que muitos. Centro Cultural de Belém, Centro Cultural Olga Cadaval, Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Teatro Independente de Oeiras, Centro Cultural da Malaposta... Pisei palcos maravilhosos neste ano que passou, com o grupo de dança Raqs Amira.




Mas a dança não se faz só de grandes palcos, e foram muitos os eventos de outros tipos em que tive o gosto de participar também.

Raque Raquel Eilid, Nídia Galvão, Susana Amira e Diana Rosa. Aqui, a preparar-nos para uma actuação na ilha deserta de Faro, num evento privado. Foi uma noite mágica, em que dançámos na praia, ao luar, e a sentir a areia nos pés.

Actuação no programa Natal dos Hospitais, na RTP, com o performer Belle Dominique.
Bailarinas: Susana Amira, Cris Aysel, Raquel Eilid, Catarina Correia, Ana Margarida Oliveira, Diana Rosa e Rute Vitorino.




Participei, pela primeira vez, com a Nídia e a Andreia, numa competição de dança - o Prémio Dançattitude Grupos 2013. Os nervos foram muitos, mas mesmo assim conquistámos o 4º lugar!! Foi um lugar que nos soube a vitória, num concurso a nível nacional com bailarinas tão experientes.



Criei e executei o meu primeiro solo, que rapidamente superou as 1000 visualizações no Youtube!




E consegui realizar um sonho: Comecei a dar aulas!!!!



Esta aventura é um grande desafio para mim, que todos os dias me traz uma aprendizagem imensa. Ensinar aquilo que sei tornou-se uma paixão, e é um orgulho enorme ver as minhas meninas a aprender e a crescerem também. :)


*********************

Os concertos com a minha banda de covers Thorns tornaram-se cada vez melhores, agora que temos um maior know-how, confiança e experiência. Dar um concerto com a minha banda é das coisas que mais gozo me dão fazer, e o feedback que temos recebido acaba por ser a cereja no topo do bolo e aquilo que nos dá força para continuar.




2013 foi um grande ano para nós, uma vez que, além do sucesso ao vivo, alcançámos também um grande marco virtual, ao atingirmos os 1000 likes na nossa página de Facebook, após 2 anos de existência. Será que em 2014, ao celebrarmos os 3 anos, iremos comemorar também os 2000 likes? Conto com a vossa preciosa ajuda para tal, e agradeço desde já todo o apoio carinho que temos recebido.





Têm sido (quase) 3 anos maravilhosos de existência em banda, de amizade em palco e fora dele, e eu já não me imagino sem esta nova família. :)



Em concerto, com os nossos amigos Tempora.






Entrevista para a Underground's Voice: Entevista integral no meu site, AQUI.


******



A par da nossa banda de covers, nasceu em 2013 o nosso novo projecto de originais, 11th Dimension. Somos os mesmos elementos, mas desta vez com um som mais pesado, e composições originais nossas. 2013 foi um ano de muito trabalho, pois não é fácil manter duas bandas no activo em simultâneo. A par dos concertos com os Thorns, tocámos as primeiras vezes sob o nome 11th Dimension também, mas foi sobretudo um ano dedicado à criação do nosso som e da nossa identidade. Compusemos 4 músicas para integrar no nosso primeiro EP, e já tivémos oportunidade de as tocar ao vivo a todas. O feedback que recebemos foi fabuloso, e mal posso esperar para que surjam novos temas e para que possamos actuar exclusivamente com temas originais. 2014 será O ano!


Welcome to the 11th Dimension!



******

Tive também a honra de ser convidada a colaborar com os grandes Pedro "Sophia's Heirs" (Darkside of Innocense, Arcadia Studios) e João Prim (Wall of Vipers, Bleeding for my SinsArcadia Studios), e o primeiro resultado foi esta faixa:



Se gostaram, fiquem atentos, porque mais colaborações virão! :)


*********************

A nível de fotografia, tive diversas experiências com fotógrafos fabulosos, no entanto, a maior parte delas foram para projectos a sair em 2014.

Não posso, no entanto, deixar de partilhar o trabalho encantador da fantástica Lola and the Photography, que me soube captar como ninguém, apesar de toda a minha insegurança e inexperiência nesta área que estou agora a começar a explorar.




Your Heart is a Twisted Vine by Lola and the Photography. Podem consultar o álbum completo na página da artista e na minha, bem como no meu website e no dela.



Um dos pontos altos que tive em 2013, foi o contacto com o premiado ex-modelo e fotógrafo David Simões, da agência DXL Agency. Passei os castings para ser agenciada pela DXL como modelo publicitário, e tive a honra de ser fotografada pelo David, e de passar um longo dia a conversar e trocar ideias com ele e a equipa da DXL. Foi como um workshop que durou uma manhã e uma tarde, e eu senti-me como uma esponja a absorver tudo. Foi das experiências mais inesperadas e mais enriquecedoras que tive!
Mal posso esperar para ver as fotos resultantes desta sessão, e também de outras que irão sair cá para fora em breve. Fiquem atentos!


*********************

Para fechar este flashback, resta-me deixar, mais uma vez, o meu profundo agradecimento a todos os que me seguem e me apoiam. Nunca teria conseguido subir estes degraus sem vocês.

O ano de 2014 adivinha-se grande, muito grande, e cheio de novos projectos e coisas boas. Muito já está a fervilhar, e eu mal posso esperar por partilhar as novidades convosco. Espero que os vossos projectos também se concretizem, e que tenham a possibilidade de fazerem aquilo que mais amam, pois só assim é possível sermos felizes.

Muito obrigada!